quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sabonete de Barbatimão

O sabonete de Barbatimão é um tipo que as mulheres vão gostar. O Barbatimão é uma árvore com cascas grossas de origem do centro oeste brasileiro. No Nordeste também é encontrada.
A casca dessa árvore era utilizada na medicina dos nossos avós e pelos indígenas na higiene íntima e contra várias enfermidades da pele como coceira, cicatrizante de feridas, fungos e bactérias.
Hoje em dia, ela é ainda famosa pelo seu uso na higiene íntima da mulher, pois combate vários problemas relacionados ao órgão sexual feminino. Além de que, segundo várias fontes de informação, o Barbatimão contém grandes quantidades de uma substâncias que o fez famoso. Essas substâncias são os taninos que confere adstringência. Por isso ela é conhecida como a "árvore que aperta".
Com relação a grande quantidade de taninos, com certeza é verídica a informação. Posso até provar com fotos da minha querida bacia de aço inox onde faço minhas preciosidades. Mas antes preciso dar algumas informações sobre o que é taninos.
Serei simples nas informações, mas vocês podem pesquisar mais na internet.
Taninos são moléculas complexas de grande peso molecular de origem vegetal solúveis em água, álcool e acetona. Quando solubilizados em água, os taninos conferem uma cor marrom claro, passando para marrom avermelhado até marrom escuro dependendo da quantidade e tipo presente no vegetal. É encontrado em cascas de árvores, folhas, raízes e até frutos. Uma das principais aplicações dos taninos é o curtimento de couro. Existem empresas (fábricas) que só fazem a extração dos taninos, sustentável é claro. As principais estão no Rio Grande do Sul.
Outra aplicação muito importante dos taninos é contra a ferrugem. Isso mesmo. Ferrugem. Essa que encontramos no metais, nos nossos portões, janelas, grades, carro, etc.
Se estiver curioso(a) sobre isso, há uma experiência bem facinha de fazer: umas das ervas com mais riqueza em taninos é o chimarrão e é fácil de encontrar. Cravo da índia e chá verde e preto também, mas é mais caro. Faça um chá bem concentrado dele em água fervente e deixe descansar e esfriar por mais 12 - 24 horas. Pronto, sua solução contra a ferrugem está feita. Pegue um pedaço de metal enferrujado e tire o excesso de ferrugem com uma lixa ou material abrasivo. Só o excesso. Mergulhe na solução de chimarrão e aguarde 30 minutos a uma hora. Quando você retirar o metal da solução, ele vai estar preto e mais preto ainda na parte enferrujada. O tanino reagiu com o óxido de ferro (ferrugem) formando tanato de ferro, que é inerte, e que protege o metal contra futuras corrosões. Esse é o famoso convertedor de ferrugem que muitos pagam um absurdo por 50 a 100 ml. Claro que tem outros aditivos para melhorar a eficiência na conversão, mas basicamente são taninos. No portão ou grade, retire o excesso e passe a solução com um pincel. Pode precisar várias demãos, mas funciona. Depois é só pintar. Vai durar muuiitoo mais tempo do que quando você comprou o portão novo.

Fiz uma batelada recente por hot process. Se vocês viram a foto do sabonete na loja do elo7, agora já sabem por que ele ficou quase preto. Foi devido aos taninos.

Os sabonetes. Vejam eles na minha bacia cozinhando. Parece brigadeiro.

Sabonete de Barbatimão

Depois de enformado e duro, olha a barrona que linda e texturizada ainda por cima. Parece bolo de chocolate.

Sabonete de Barbatimão

Foi só cortar, tirar uma foto e agora as barras estão descansando (já fazem 7 dias). Já estão prontas para quem quiser.

Sabonete de Barbatimão

Ingredientes utilizados:

- Óleo de coco de Babaçu.
- Azeite de Oliva.
- Óleo de soja não trangênico.
- Óleo de Arroz vindo do Rio Grande do Sul.
- Óleo de Rícino (mamona).
- Óleo de Abacate.
- Barbatimão (infusão em óleo e água)
- Essências de Pimenta Rosa, Canela Cássia e Laranja.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário