sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Benefícios do Óleo de Neem / Nim

Óleo de Neem / Nim


O Óleo de Neem / Nim é um pesticida/inseticida orgânico natural biodegradável encontrado nos frutos de uma árvore da espécie Azadirachta indica. Esta Árvore é nativa da Índia e outras partes da Ásia e também é conhecida por Margosa. Possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-parasíticas e antivirais. O seu óleo é obtido por prensagem a frio das sementes. Tem uma cor verde para marrom e o cheiro lembra uma mistura de alho com enxofre (humm, uma delícia). O óleo de Neem é uma mistura de componentes onde a Azadirachtina é o componente mais ativo.


Nim
Neem / Nim

No Brasil, o conhecimento sobre este óleo ainda está em crescimento, porém fora daqui, ele é muito bem conhecido não somente pelas suas propriedades medicinais, mas também por tomar conta de problemas do meio ambiente. Nim é uma planta multi-uso por causa das suas excepcionais propriedades medicinais de curar doenças tanto da pele quanto nosso interior. Além de ter um poder repelente sobre qualquer tipo de mosquito ou inseto.

Melhor conhecido por suas aplicações em plantações, lavouras e jardinagem onde elimina pragas, fungos e insetos sem prejudicar as plantas. Também conhecido por seu uso veterinário onde também elimina parasitas como pulgas e carrapatos e, para a pele, age diretamente nas dermatoses, alergias, sarnas e outros problemas aliviando e até curando as aflições dos animais.O Óleo de Nim é um produto seguro para o seu uso tanto em plantas quanto externamente em seres humanos e animais. Não há nenhum efeito colateral ou problemas causados por ele.

As suas propriedades antibióticas e antialérgicas são excelentes em problemas como acne, ferimentos, cortes, dermatites, unha com fungos, alergias, infecções bacterianas e virais, inflamações, psoríase, eczema e inflamações artríticas.

Na cosmética, atua restaurando a maciez e elasticidade natural da pele, enquanto age como um desinfectante da mesma. Para os cabelos, atua em problemas de infestação de piolhos, caspa, seborréia, descamação do couro cabeludo, queda de cabelo. Ao mesmo tempo promove o controle da oleosidade, estimula o crescimento, combate o efeito de frisado e promove o brilho e a saúde capilar.

No uso veterinário, o óleo de Nim tem se mostrado um excelente repelente e atua diretamente no combate (e até elimina) a pulgas, carrapatos, sarnas, feridas causadas pelos anteriores, dermatites alérgicas ou não, previne a recorrência de infestações de insetos. Tudo natural sem a necessidade de usar produtos químicos e venenos na pele e no pelo dos animais.


Fontes:


O Sabonete de Neem / Nim

Sabonete Neem

  
   


Sabonete elaborado com 14% de puro óleo de Neem prensado a frio, além de outros óleos vegetais. Contém óleos essenciais de Tea Tree (Melaleuca), Eucalípto Globulos,  Capim Limão e Citronela. Estes óleos tem propriedades repelentes, antibacterianas e antifúngicas. Ideal para uso pessoal e também para o seu animalzinho de estimação.Também contém folhas secas de hortelã que é um excelente calmante e cicatrizante.

Tipos de pele mais indicado: Todos os tipos de pele.

Sabonete artesanal produzido pelo método cold process (saponificação a frio). Produzido com óleos vegetais puros, não contém ingredientes sintéticos tais como tensoativos e surfactantes (espumantes).

Ingredientes: óleos saponificados com NaOH de Neem, Azeite de Oliva, gordura vegetal, Arroz, Estearina de Palma e Coco de Babaçu. Folhas de Hortelã secas. Água e Glicerina natural. Extrato de Alecrim.Óleos Essenciais de Tea Tree (Melaleuca), Eucalípto Globulos, Capim Limão e Citronela.

Peso Aprox.: 130 gramas